O Rio Grande do Norte (RN) marcou presença durante a realização do I Encontro Nacional de Educação Museal – EMUSE. Uma comitiva com 08 representantes da Rede de Pontos de Memória e Museus de base comunitária do RN participou durante o período de 06 a 08 de julho, de várias atividades formativas, de discussão de políticas públicas museais e apresentação de propostas de fomento para o setor.
De modo especial, lideranças comunitárias da comunidade quilombola de Macambira e do Assentamento José Milanez, locais onde estão sendo implantas duas iniciativas de memória e museologia social, ambas no município de Lagoa Nova, representaram o Seridó Potiguar durante esse evento.
Essas iniciativas que estão sendo organizadas mediante investimento social da Empresa Aliança Energia, tiveram suas experiências expostas durante a mesa de debate que teve como tema: Políticas públicas de fomento ao campo da museologia social.
Vilmário Cândido, representante do Museu Quilombola de Macambira, destacou a participação no EMUSE como essencial e necessária para compreensão do papel social e educativo que os museus têm; seja os que existem na zona urbana como os que existem na zona rural. Esses locais devem ter na sua essência a história contada pelos moradores locais, assim como mostrar e ensinar a cultura daquela localidade.
Antônio Costa, que representou o Ponto de Memória José Milanez, chamou atenção para a oportunidade de trocas de experiências e do conhecimento que se adquire em eventos como esse, que reúne iniciativas de vários lugares do Brasil com as mais diferentes formas de fazer cultura, assim como as mais diferentes realidades.
O I Encontro Nacional de Educação Museal e Museologia Social– EMUSE, aconteceu em Cachoeira, na Bahia, reunindo em torno de sua programação 350 pessoas de vários lugares do Brasil.
Num esforço institucional de contribuir com o desenvolvimento social, histórico e turístico das localidades de Macambira e do Assentamento rural José Milanez, também participaram do evento uma representação da Secretaria de Cultura do município de Lagoa Nova – Vitória Lívia e o chefe do setor de responsabilidade social da Empresa Aliança Energia – Marcelo Werly


