Delegado é denunciado por distribuir cloroquina em rua do interior do Pará

O empresário Fábio Sales e o delegado Gabriel Henrique Alves Costa foram denunciados pelo Ministério Público do Pará após terem distribuído cloroquina e azitromicina nas ruas de Parauapebas, cidade do interior do Pará, sem autorização da Vigilância Sanitária competente, sem acompanhamento médico e sem a presença de profissional farmacêutico.

A infração atinge o artigo 273 do Código Penal, que prevê reclusão de 10 a 15 anos e multa. De acordo com a Promotoria de Justiça de Parauapebas, no dia 17 de maio os dois realizavam uma ação que chamavam de “Amigos contra a covid-19”, que foi divulgada em sites de notícia e blogs da região.

A promotora Francys Galhardo do Vale recebeu a A promotora Francys Galhardo do Vale recebeu a denúncia.

O delegado foi inicialmente procurado para oferecer informações sobre a ação, como as notas fiscais de compra dos remédios, cópias das receitas retidas e a lista de todos os pacientes que receberam os medicamentos.

Vale lembrar que estudos apontam que a cloroquina e hidroxicloroquina ainda estão em fases de testes para serem classificadas ou não como drogas eficazes e seguras para combater a covid-19. A droga é mais utilizada por pessoas que sofrem de doenças reumatológicas, como lúpus e artrite reumatoide —e apenas com acompanhamento médico.

UOL*

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Justiça

Rolar para cima