A 32ª zona eleitoral de Areia Branca reprovou as contas de cinco vereadores eleitos ou reeleitos nas eleições municipais de 2024.
A decisão afeta diretamente Fran Rodrigues (PP), João de Beguinho (PSDB), Clesio da Saúde (PSDB), Cliverson Ferreira de Araújo (PP) e Alderí (PSDB).
Todos integram a base da atual prefeita Iraneide Rebouças (PSDB), que que teve como candidato à majoritária Dr. Bruno (PSDB), derrotado nas eleições deste ano pelo prefeito eleito Souza (União Brasil).
Segundo o juiz Emanuel Telino Monteiro foram encontradas “irregularidades, não sanadas, que maculam a integridade e confiabilidade das contas ora apresentadas”.
O magistrado ainda determinou a devolução de recursos”arrecadados irregularmente”.
A decisão ainda cabe recurso.
Perda de mandato
O partido Progressistas, em Areia Branca, é alvo ainda de uma outra investigação referente a denúncias de candidaturas femininas laranjas.
Essa prática ilegal, caso confirmada, pode levar os eleitos pela legenda à perda de mandato, situação que ocorreu na Câmara Municipal de Mossoró, que resultou na cassação de dois vereadores, pela Justiça Eleitoral, sob a mesma acusação, em maio de 2023.
A situação expõe um clima de instabilidade na nova composição da Câmara Municipal de Areia Branca, que pode sofrer alterações, caso as ações tenha êxitos judiciais.
Caso os votos dados ao Progressistas sejam anulados pela Justiça, então Fran Rodrigues e Cliverson abrem a vaga para Waguinho Tavernard (PSDB) e Duarte Júnior (União Brasil).
Saulo Vale*