Kassio viaja em avião de advogado de Cláudio Castro que atua no TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes Marques, realizou viagens no avião particular do advogado eleitoral Gustavo Severo, profissional com atuação destacada no Tribunal Superior Eleitoral. A informação foi confirmada pelo próprio magistrado à coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo. O ministro afirmou manter amizade de longa data com o jurista.

Severo já atuou na defesa do ex-governador do Rio de Janeiro Claudio Castro no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Posteriormente, ao chegar ao TSE, o advogado deixou o caso. No julgamento, Nunes Marques votou pela absolvição de Castro, posição acompanhada apenas pelo ministro André Mendonça. O placar final foi de 7 a 2 pela condenação, tornando o ex-governador inelegível.

Relação pessoal e declaração de suspeição

Em nota, o ministro reconheceu as viagens realizadas no avião de Severo e afirmou que adota medidas formais para evitar conflitos de interesse. Segundo ele, sempre se declara impedido de julgar processos nos quais o advogado atua.

“A suspeição foi registrada na Secretaria do Tribunal em data muito anterior aos voos, e os casos nem chegam a ser remetidos ao gabinete. A afirmação de suspeição de forma transparente protege a honra do Judiciário e assegura o direito de convivência do magistrado em sua vida privada”, disse ele, em nota.

O advogado Gustavo Severo não se manifestou sobre o caso.

Registros de voos e deslocamentos

Levantamento identificou ao menos cinco entradas conjuntas de Nunes Marques e Severo no terminal executivo do aeroporto de Brasília, todas concentradas em setembro de 2025. Também há registros de encontros do advogado com Karson Nunes Marques, filho do ministro.

Severo é proprietário de um jatinho modelo Learjet, de prefixo PR-MUR. Após os registros de entrada no terminal, foram identificadas decolagens da aeronave para diferentes destinos.

Em 3 de setembro, ambos chegaram ao terminal no início da noite e, cerca de uma hora depois, o avião partiu rumo à Fazenda Balada II, em Goiás, propriedade do cantor Gusttavo Lima, onde ocorria uma comemoração de aniversário. O ministro já havia participado da celebração do artista em outra ocasião, em 2024, durante evento realizado na Grécia.

Dias depois, em 6 de setembro, novas entradas foram registradas pela manhã, com posterior voo para São Paulo. Em 17 de setembro, o deslocamento teve como destino Belém, onde o ministro cumpriu agenda oficial do TSE. No retorno a Brasília, ainda no dia seguinte, houve novo embarque com destino ao Rio de Janeiro.

O último registro conjunto ocorreu em 30 de setembro, com voo para o Aeroporto Internacional do Galeão.

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Brasil

Rolar para cima