Lula cria comitê para avaliar sobretaxa de Trump e conversará pessoalmente com empresários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu, em reunião realizada no domingo 13 no Palácio da Alvorada, uma estratégia conjunta com ministros para tentar impedir a aplicação da tarifa de 50% anunciada pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida, prevista para entrar em vigor em agosto, afeta setores como café, laranja, celulose e petróleo.

Durante o encontro, Lula concordou que representantes do setor produtivo participem das tratativas com autoridades norte-americanas, com o objetivo de sensibilizar o governo dos EUA sobre os impactos da tarifa. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) foi escalado para liderar um grupo temático de discussão sobre o assunto.

Ainda nesta semana, está prevista uma reunião entre ministros e empresários dos segmentos mais afetados. A intenção do governo brasileiro é demonstrar abertura ao diálogo, mas também alertar que poderá adotar medidas de reciprocidade caso não haja flexibilização por parte dos Estados Unidos.

Segundo relatos feitos à CNN, Lula deixou claro que as negociações com os Estados Unidos têm caráter exclusivamente comercial. O presidente afirmou a ministros que não há qualquer possibilidade de envolvimento de temas políticos no processo, como uma eventual anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Brasil

Rolar para cima