Os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco terão vários episódios de chuva, em especial a região semiárida desses três primeiros estados, entre os dias 27 de março e 7 de abril, conforme informa o consultor meteorológico do agronegócio e de eficiência energética Rodrigo Cézar.
O estudioso também previu, no final de dezembro, um mês de janeiro com chuvas acima da média; fevereiro e março com chuvas variando de normais a abaixo da média; e uma mudança considerável nas condições oceânicas na segunda metade de março, possibilitando um abril e maio com boas chuvas no semiárido paraibano.
Dessa forma, as condições do Oceano Atlântico Sul, na altura da costa leste do Nordeste, e do Atlântico Norte evoluíram positivamente na segunda metade de março, possibilitando, de acordo com o pesquisador Rodrigo Cézar, a ocorrência de chuvas na média ou acima dela na região semiárida da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Ceará nos meses de abril e maio. Para Pernambuco, as chuvas poderão variar entre a média e valores abaixo da média em abril e maio, devido ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical nos próximos dois meses, pontua.
As chuvas a serem observadas nos próximos dias serão resultado da interação entre um vórtice ciclônico de altos níveis e a Zona de Convergência Intertropical, sendo este último o principal sistema meteorológico gerador de chuvas na região entre os meses de fevereiro e maio.
Rodrigo Cézar Limeira é:
Físico, meteorologista, mestre em Meteorologia, doutor em Física Quântica, escritor, editor do portal Ciência em Foco, membro da AISP (Associação de Imprensa do Sertão Paraibano) e da ABJ (Associação Brasileira dos Jornalistas). É um estudioso do clima e de várias áreas da Física, consultor meteorológico do agronegócio e de eficiência energética.
Mais informações sobre sua atuação profissional: