As áreas de instabilidade da ZCIT continuam ativas sobre o norte do Nordeste e provocam muita chuva sobre os estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Mas no decorrer desta semana, a circulação dos ventos sobre o Brasil, em diversos níveis da atmosfera, vai favorecer o aumento das condições para chuva em todos os estados nordestinos.
Os estados do Maranhão, Piauí e Ceará começaram a semana com fortes pancadas de chuva. O INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – registrou 109,4mm sobre a região do farol Preguiças no domingo, 19 de janeiro. A região de Caxias acumulou cerca de 44mm. O CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais – registrou 80mm em 6 horas em Lagoa do Junco.
Os três estados terão pancadas de chuva durante toda a semana. Há risco de chuva moderada a forte inclusive sobre as capitais São Luís, Teresina e Fortaleza.
Durante esta terça-feira, 21 de janeiro, uma mudança na circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera, vai favorecer o aumento das condições para chuva em todos os estados nordestinos. Entre a terça e a sexta-feira, 24 de janeiro, deve chover no litoral e no interior de todo o Nordeste.
Fonte: Climatempo.