Aberta por brasileira em Lisboa, loja de crepes em forma de vagina e pênis tem fila já antes de começar expediente

Os inocentes pasteis de nata e os famosos doces de ovos moles de Lisboa ganharam um grande e forte concorrente: crepes em forma de pênis e vagina que há dois meses estão sendo vendidos na Rua da Rosa, no Bairro Alto da capital portuguesa.

A doceria se chama “La Putaria” e há filas para provar a guloseima que estreou em agosto deste ano, logo após a abertura do comércio pós-confinamento causado pela pandemia da covid-19. O empreendimento é da brasileira Juliana Lopes, que se uniu ao namorado austríaco, Robert Kramer, para montar a loja.

Catapultada pelas redes sociais, a pequena loja de 50 metros quadrados abre de domingo a domingo, e vende uma média de 300 crepes todos os dias. Os donos não confirmam o faturamento mensal, mas como o menor preço de cada bolinho é 4,50 euros, em uma conta simples dá para calcular o faturamento mensal de pelo menos 40 mil euros (algo em torno de R$ 260 mil). Os crepes são recheados e cobertos por chocolate e/ou doce de leite e os preços variam entre 4,5 e 6,5 euros, dependendo da quantidade de recheios e coberturas que o cliente desejar.

O endereço é no bairro mais boêmio da capital portuguesa, famoso por reunir jovens das mais variadas nacionalidades que chegam a Lisboa para estudar nas universidades. O sucesso da loja está diretamente ligado ao uso das redes sociais para divulgar o negócio. No TikTok, a hashtag #Laputaria tem mais de 10,9 milhões de visualizações e praticamente todos os vídeos recentes foram feitos por clientes que compraram os bolinhos da loja da brasileira.

‘La Putaria’ também já enfrenta a guerra dos algoritmos. A primeira conta criada no Instagram foi derrubada pela rede:

“Imaginamos que houve denúncias. Portugal é um país muito tradicional. Por isso imagino que o tema da loja deve ter chocado e pode ter recebido uma série de denúncias. Inclusive, eu confesso que me surpreendi com o sucesso da loja. Mas, enfim, aconteceu”, analisa Juliana Lopes.

O segundo perfil foi criado e sinalizado como comercial, tem quase 19 mil seguidores e não sofreu mais problemas desde que foi reaberto (@laputariaoficial). Assim como no TikTok, a hashtag #Laputaria é quase toda com conteúdos feitos na loja da Rua da Rosa. A empreendedora destaca que nunca fez qualquer impulsionamento de conteúdo e que a movimentação nos perfis da loja são completamente orgânicos.

As imagens dos crepes se espalharam pelas redes sociais, mas o sucesso da loja é mesmo no plano físico. As portas abrem por volta das 15 horas e todos os dias há filas para comprar as guloseimas. As amigas Inês Rodrigues e Marta Bras moram em Sintra (distantes 30 quilômetros de Lisboa). Mas vieram à capital apenas para conhecer o local. “Vimos nas redes e achamos divertido. Viemos conhecer, comprar e tirar fotos para colocar nas redes sociais”, contaram.

Elas disseram que devem voltar outras vezes, trazendo amigos e até familiares. “Minha mãe achou giro (engraçado) e vou mostrar as fotos quando eu chegar em casa”.

Por G1 — Lisboa

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