O embaixador russo na Polônia, Sergei Andreev, foi encharcado de tinta vermelha enquanto tentava colocar uma coroa de flores no cemitério de soldados soviéticos em Varsóvia, informou a agência de notícias estatal russa RIA Novosti nesta segunda-feira.
A guerra na Ucrânia lançou uma sombra sobre o Dia da Vitória deste ano, quando Moscou homenageia os 27 milhões de cidadãos soviéticos que perderam a vida na Segunda Guerra Mundial. A Polônia, um forte defensor da Ucrânia em sua resistência à invasão da Rússia, se opôs a qualquer comemoração em grande escala.
Imagens de vídeo postadas no Twitter mostraram os manifestantes, alguns com bandeiras ucranianas, cercando a delegação russa e cantando “fascistas” antes que o embaixador fosse mergulhado na substância vermelha, veja abaixo.
Russian ambassador had a hard time today in Warsaw. People chant into his face: “Fascists!” #StandWithUkraine #StopPutinNOW #ArmUkraineNow pic.twitter.com/erZsfB7MEs
— olexander scherba🇺🇦 (@olex_scherba) May 9, 2022
O embaixador Sergey Andreev disse a repórteres que ele e sua equipe não ficaram gravemente feridos no incidente, informou a agência de notícias TASS.
“Faremos um protesto formal”, disse ele. “Quando eles recomendaram que não realizássemos um evento maior, nós os encontramos no meio do caminho, tentamos não piorar a situação.”
CNN*