Imagens de satélite mostram que Rússia esvaziou base militar na Crimeia

Imagens recentes de satélite analisadas pela CNN mostram que as forças russas esvaziaram uma base importante no norte da Crimeia.

A instalação, perto da vila de Medvedivka e perto da fronteira com a região de Kherson, abrigava um número significativo de blindados russos.

As imagens do satélite Sentinel 2, da União Europeia (UE), de 21 de janeiro de 2023, mostram uma grande pegada de equipamento russo. Imagens da Maxar revelam dezenas de veículos blindados, incluindo tanques e peças de artilharia, em 11 de fevereiro.

Imagens mais recentes obtidas pelo satélite Sentinel 2 da UE revelam que a maioria desses veículos não está mais presente na base.

Não está claro por que Moscou havia realocado o equipamento ou para onde, mas no início do mês, oficiais russos instalados na Crimeia haviam sinalizado esperarem uma contra-ofensiva ucraniana para atingir a península.

“Acho que a decisão de construir estruturas defensivas na Crimeia e nas proximidades da península foi correta e justificada”, disse o governador russo da Crimeia, Sergei Aksyonov, em 11 de abril.

As imagens da Maxar de 11 a 16 de fevereiro mostram uma grande concentração de estruturas defensivas perto de Medvedivka, incluindo uma rede de trincheiras e barreiras de concreto antitanque em forma de cunha conhecidas como dentes de dragão.

Uma imagem da Maxar de 3 de janeiro mostra que as fortificações eram muito menores no início do ano.

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Mundo

Rolar para cima