Preço do petróleo sobe após morte de Qassem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária do Irã

O preço do petróleo aumento cerca de 4%, depois da morte de Qassem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária do Irã nesta quinta-feira (2).

O valor do barril do tipo brent era de 68,90 dólares nas primeiras horas de funcionamento do mercado asiático nesta sexta-feira (3).

Os Estados Unidos confirmaram a autoria do bombardeio ao aeroporto de Bagdá, que matou Soleimani, Abu Mahdi al-Muhandis, chefe de milícia iraquiana apoiada pelos iranianos, e outras seis pessoas, segundo agências internacionais.

Por meio de nota, o Pentágono afirmou que o objetivo foi deter planos de futuros ataques iranianos e que a ordem partiu do presidente Donald Trump.

Soleimani era um alto líder das forças militares iranianas e um herói nacional, portanto os especialistas dizem que o impacto geopolítico do atentado será alto.

O colunista Guga Chacra, da GloboNews, afirma que Soleimani era um dos homens mais poderosos do Irã e que sua morte terá consequências geopolíticas gravíssimas.

Ele chefiava a Guarda Revolucionária, uma força paramilitar de elite que responde diretamente ao aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do país há 30 anos.

G1*

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Mundo

Rolar para cima