Pacientes que buscam os serviços das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Natal reclamam da demora em razão da alta demanda registrada. Na manhã desta segunda-feira (8), a TRIBUNA DO NORTE esteve nas UPAs do Potengi e de Pajuçara, ambas na zona Norte da capital e constatou a reclamação de vários usuários. A demora nos atendimentos pode durar a manhã inteira, conforme relatos obtidos pela reportagem. A Secretaria de Saúde disse ter ocorrido aumento da demanda, mas não detalhou a alta em números.
José Adilson da Silva, de 59 anos, foi à UPA do Potengi na segunda com o filho, que estava com falta de ar. Cerca de uma hora depois, o rapaz já havia recebido atendimento médico e estava na sala de medicação. Mas o setor de espera da unidade estava lotado. No domingo (7), o cenário era o mesmo, segundo relatou José Adilson. “Ontem [domingo], minha esposa veio com nossa neta para cá logo cedo pela manhã e saiu por volta das 13h, porque estava tudo muito cheio. E hoje, a gente vê que continua igual. Parece que a situação está cada vez pior”, afirmou o homem.
Eram por volta de 9h da segunda-feira quando a manicure Ana Karla Oliveira, de 29 anos, deixava a UPA do Potengi acompanhada da filha, que havia ido à unidade com dor de gargante e febre. As duas chegaram ao local por volta das 6h. “Ela fez exames, tomou medicamento e soro. Quando chegamos, a UPA estava mais tranquila, mas agora está lotada. Os sintomas começaram ontem e eu decidi não esperar muito tempo para trazê-la ao médico”, descreveu a manicure.
Em outra unidade, a de Pajuçara, mais registros de reclamação. A também manicure Maria Fernanda, de 26 anos, acompanhava a esposa que estava com uma gripe forte havia duas semanas. Depois de três horas de espera, apenas a triagem da paciente tinha sido realizada. “Ela tem sinusite e está tossindo muito. Vai precisar fazer um raio-x. Aqui está tão lotado que algumas pessoas foram embora sem se consultar. Esse é o nosso atendimento mais próximo, então, não dá nem para desistir e procurar outro lugar”, reclamou.
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