A Associação Brasileira de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), sob a liderança do presidente Abdon Gosson, reforçou seu apoio incondicional à obra de engorda da praia de Ponta Negra. Essa iniciativa é vista como essencial para a recuperação e preservação de um dos principais cartões-postais da cidade. A intervenção visa alargar a faixa de areia e conter a erosão do Morro do Careca, garantindo não apenas o futuro do turismo, mas também a segurança da infraestrutura costeira de Natal.
Durante a ABAV Expo, a maior feira de turismo da América Latina, e a Feira Internacional do Turismo (FIT), executivos do setor de viagens destacaram a importância da obra. O evento, que ocorreu em Brasília de 26 a 28 de setembro e em Buenos Aires de 28 de setembro a 1 de outubro, reuniu especialistas que concordam que a engorda é fundamental para o destino.
Giuliana Mesquita, gerente sênior de produtos da Azul Viagens, enfatizou que a obra é fundamental para a preservação do Morro do Careca. “Além de proteger o cartão-postal, teremos um espaço amplo para os turistas aproveitarem melhor a praia”, afirmou.
Rafael Ortiz, diretor de Produtos da ViagensPromo, também ressaltou a relevância da obra, prevendo que sua conclusão será um passo importante para o desenvolvimento do turismo em Natal . “Teremos mais condições de oferecer ao turista mais segurança e conforto no uso da praia de Ponta Negra, o que irá ajudar nas próximas vendas e no atrativo do destino”, disse.
Na FIT, Simone Bonilha, gerente de produtos da Tourmed Operadora, comentou que a ampliação da faixa de areia beneficiará tanto turistas quanto a população local. “Com a ampliação da faixa de areia para 50 m na maré alta e 100 na maré baixa, há mais infraestrutura, conforto e segurança para todos. Será uma renovação de uma das áreas turísticas mais desejadas de Natal”, destacou.
Teresa de La Torre, gerente de produtos da TopDest, também enfatizou a importância da finalização da obra até o Morro do Careca. “É de suma importância finalizar a obra até o Morro do Careca, pois dará mais argumentos aos agentes de viagens argentinos para promoverem o destino Natal”, afirmou.
Abdon Gosson, presidente da ABIH-RN, reforçou que os depoimentos coletados sublinham a urgência de concluir a obra dentro do prazo. “Após a engorda, haverá um impacto econômico de mais de R$ 80 milhões por ano na economia da cidade, o que reforça nossa confiança de que teremos uma nova Ponta Negra, com mais segurança, conforto e lazer para quem nos visitar”, concluiu.
TN*