O prefeito de Natal, Álvaro Dias, deu hoje uma aula de como vencer uma estratégia de comunicação para, depois, perdê-la.
Na manhã desta segunda-feira, o titular deste blog encaminhou para sua equipe um relatório de análise de percepção pública sobre o noticiário em torno da engorda de Ponta Negra. 83% do sentimento era contra a governadora Fátima Bezerra, conforme a Brandwatch, plataforma de sonar social utilizada pelo blog.
Prestes a publicar a matéria, o Blog do Dina percebeu que os números começaram a variar em razão do episódio na manhã desta segunda-feira no Idema. Então, partimos para uma nova matéria, contando como estava a narrativa e como ela se alterou drasticamente após o episódio no órgão de licenciamento ambiental do Estado.
Para esta análise, o Blog do Dina usou como recorte temporal de 1º de julho a hoje, já que na segunda-feira passada, tudo começou com a história da draga em Natal. Até a manhã de hoje, a história contada pela Prefeitura do Natal tinha atingido êxito, com 732 mil contas impactadas e 1,5 milhão de views em sites, redes sociais e blogs, que produziram o seguinte gráfico de sentimento contra o governo Fátima Bezerra:
Toda a conversa que estava em trending era de termos dominados pela versão da prefeitura. O estado estava perdendo fragorosamento. O gráfico de tendências da conversa indicava bem isso.
De maneira inédita, a prefeitura conseguiu dar bastante destaque ao assunto no Instagram, o que significa tempo de interação maior com as conversas pelo formato da plataforma, de fotos e vídeos. Tradicionalmente, o Twitter, ocupa esse espaço de brigas na internet. O indicativo de presença significativa no Instagram revela como os vídeos postados na plataforma tiveram forte impacto contra o governo do Estado e o Idema.
A Virada
Os números começaram a mudar rapidamente, no entanto, com a repercussão dos eventos do Idema nesta segunda-feira, quando o prefeito liderou o que começou como um protesto e avançou para uma invasão. Rapidamente, o alcance da história, as visualizações e o sentimento mudaram.
Se no começo da manhã, os números estavam com 732 mil contas impactadas e 1,5 milhão de views. Agora, tudo ampliou. Até a publicação desta matéria 2 milhões de contas foram alcançadas na internet e o assunto da engorda alcançou 5,7 milhões de visualizações, em redes sociais, blogs e portais de notícias.
A coisa mais drástica é a virada na sentimentalização. Agora, 24% das conversas estão a favor do Idema e do Estado (e contra Álvaro), 36% estão neutras – isso reflete especialmente o fato de veículos noticiarem o fato, sem dar viés de opinião em seus títulos – e 40% estão contra o Estado, a favor de Álvaro.
O episódio da draga neste domingo foi decisivo para a percepção pública negativa contra Fátima atingir 83%. Em uma manhã, o próprio prefeito derrubou os 83% para 40%.
Para a virada ter sido decisiva, os perfis de Natália Bonavides e Brisa Brachi foram decisivos. Elas postaram conteúdo amarrado em narrativa de argumento que rapidamente se espalhou.
Com frases dominadas completamente pela narrativa da prefeitura, a nuvem de menções mais feitas mudou, refletindo a inclusão na conversa dos termos associados aos episódio no Idema.
Blog do Dina*