A Prefeitura de Natal passou a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados. Um decreto assinado pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB) foi publicado nesta sexta-feira (10), no Diário Oficial do Município. A recomendação se deve ao aumento no registro de casos de Covid-19 e de outras doenças respiratórias. O uso se tornou facultativo em 9 de março na capital potiguar.
A decisão da Prefeitura do Natal ocorre após o governo do Estado ter soltado, na última terça-feira (7), a mesma recomendação.
Dois fatores foram levados em consideração para a nova recomendação. O primeiro foi a alta dos casos na capital. Além disso, a Secretaria de Saúde registrou um aumento da ocupação de leitos da rede hospitalar.
Além do uso das máscaras em local fechado, o decreto recomenda o retorno dos protocolos sanitários de prevenção não farmacológica quanto à Covid-19 e síndromes respiratórias, em especial a higienização frequente das mãos e o distanciamento social.
O decreto exige que, de modo imediato, haja a conclusão do esquema vacinal contra a Covid-19, assim como as campanhas de imunização disponibilizadas através do poder público.
Segundo dados do portal RN + Vacina, Natal está com cerca de 84% da população vacinada, mas ainda existem cerca de 67 mil pessoas que estão com a cobertura vacinal em atraso.