#SalveNatal: ativistas criam coletivo para alertar população sobre os perigos do novo Plano Diretor da cidade

Por: Allan Almeida – O coletivo Salve Natal produziu uma cartilha com informações sobre o plano diretor de Natal. O material tem por intuito esclarecer a população os impactos acarretados com a aprovação da revisão do PDN. Com linguagem didática e de fácil compreensão, a cartilha Plano Diretor para Iniciantes traz informações como contextualização da proposta, comparativo com prédios existentes e uma proposta de plano ideal sugerida pelo coletivo.

Além da cartilha, o movimento atua com outras formas de conscientização sobre as propostas atuais. As redes sociais se tornaram ferramenta chave de divulgação. O coletivo recebeu apoio de pessoas influentes na capital, como a atriz potiguar Alice Carvalho.

Formado por ativistas, estudantes, professores, profissionais liberais, moradores de Natal e especialistas na área de urbanismo, o coletivo Salve Natal lançou ainda um abaixo-assinado contra continuidade do processo de revisão ao plano diretor no município em período de pandemia.

O movimento tem como premissa dois aspectos: a democracia e garantia da participação social. A luta é por amplificar a voz da população desfavorecida com a aprovação da revisão do Plano Diretor, assim como garantir o exercício de cidadania aos que, devido ao processo ser virtual em decorrência do coronavírus, não possuem acesso à internet para expressar sua opinião.

O abaixo-assinado, que até o fechamento desta matéria já contava com mais de 20 mil assinaturas, também busca mostrar à Prefeitura a quantidade de pessoas que discordam da proposta que prevê, entre outras alterações, a mudança no gabarito para facilitar a construção de prédios inclusive em áreas de preservação ambiental, além de autorização para a construção de edifícios à beira-mar.

Quem desejar fazer parte da ação, poderá acessar o abaixo-assinado na plataforma change.org.

Continue lendo

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Natal

Rolar para cima