Shoppings de Natal têm longas filas e movimento intenso no primeiro dia de reabertura; VEJA VÍDEO

Após quatro meses fechados por causa da pandemia do novo coronavírus, os shopping centers com serviço central de ar condicionado abriram as portas em Natal ao meio-dia desta terça-feira (28), causando longas filas na porta de entrada dos centros comerciais horas antes da abertura e movimento intenso na área interna, especialmente nas lojas de departamentos, que estavam com a maior demanda de clientes durante o primeiro dia de retorno das atividades.

Apesar da autorização para voltar a funcionar das 12h às 20h, alguns estabelecimentos permanecem fechados, assim como a praça de alimentação que está com as mesas e cadeiras interditadas por fita zebrada, com os serviços de alimentação disponíveis apenas para consumo nos modelos take away e delivery.

A reabertura dos shoppings acontece depois da Prefeitura de Natal publicar nesta segunda-feira (27) um novo decreto municipal que autoriza a abertura das portas do Natal Shopping, Midway Mall e Partage Norte Shopping.

No entanto, os centros comerciais terão que seguir uma série de regras biossanitárias. A principal delas é o limite 30% da capacidade. A reabertura levou em consideração os dados mais recentes sobre a Covid-19 na capital potiguar. Um dos fatores foi a redução nos números de ocupação de leitos hospitalares para doença, que chegou a 40% em Natal.

Além da limitação, os shoppings terão cumprir protocolo com 20 regras. Entre as normas, os estabelecimentos terão manter distanciamento físico mínimo de 1,5 metro entre cada cliente ou funcionários.

Também terão de delimitar mesas e bancos que podem ser usados, respeitando o distanciamento, inclusive em elevadores, bem como desinfetar áreas públicas, interior e painel de elevadores, corrimãos de escadas e escadas rolantes, balcões de informação, sanitários, áreas de descarte de lixo por, no mínimo, quatro vezes ao dia.

Os clientes só poderão circular de máscaras dentro do shopping. Além disso, em diversos locais, terão de ser dispostos equipamentos para disposição de álcool em gel.

Além dos shoppings, o novo decreto permite a reabertura dos bares e dos serviços de alimentação com espaço físico superior a trezentos metros quadrados. Os estabelecimentos poderão funcionar das 11h às 23h todos os dias da semana.

Agora RN*

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Natal

Rolar para cima