A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal, Nina Souza (União Brasil), apontou a falta de saneamento como um dos fatores que geraram os alagamentos registrados na Zona Norte da capital durante as fortes chuvas da última quarta-feira (11). As declarações foram dadas em entrevista ao programa 12 em Ponto, da 98 FM Natal.
Segundo a secretária, apenas cerca de 3% da Zona Norte é saneada, o que faz com que resíduos e dejetos sejam direcionados às lagoas, comprometendo a capacidade de drenagem. De acordo com Nina, com a incidência de chuvas acima da média (volume que, segundo ela, equivale ao esperado para um ano inteiro em apenas dois dias), as lagoas já cheias acabam transbordando. “As lagoas não conseguem secar porque recebem urina e resíduos da falta de saneamento. Quando chove forte, ocorre o transbordamento”, explicou.
Nina Souza também cobrou ações da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), destacando a necessidade de entrega da Estação de Tratamento de Esgoto de Jaguaribe, que, segundo ela, é fundamental para reduzir os impactos na Zona Norte. Para a secretária, a conclusão da obra é a principal contribuição que o Governo do Estado pode oferecer neste momento para auxiliar o município.
Durante a entrevista, a gestora afirmou que a Zona Norte, que concentra mais de 400 mil habitantes, deve se transformar no maior canteiro de obras de Natal em 2026. Ela anunciou que diversas intervenções estruturantes estão previstas para começar já a partir do mês de março, com o objetivo de solucionar de forma definitiva os problemas relacionados às lagoas de captação e à infraestrutura da região. “Vamos terminar o ano sem nenhuma lagoa com problema”, garantiu.
Nina ressaltou que as obras serão viabilizadas principalmente por meio de financiamentos, como recursos do Finisa e do PAC-FGTS, além de emendas parlamentares de aliados. Nesse ponto, a secretária fez críticas diretas a parlamentares da oposição, citando os deputados federais Fernando Mineiro e Natália Bonavides, ao afirmar que não há destinação de emendas desses parlamentares para a Zona Norte de Natal. Segundo ela, os recursos que estão permitindo a execução das obras vieram de deputados aliados e de operações de crédito.
A secretária mencionou, entre os apoiadores, parlamentares como Rogério Marinho, Styvenson Valentim, Carla Dickson, Girão e Zenaide Maia, citando exemplos de investimentos em áreas como infraestrutura, saúde e pavimentação. “Ninguém faz obra sem recurso. Criticar sem ajudar não resolve”, afirmou.
Ao comentar as críticas feitas por parlamentares da oposição nas redes sociais, Nina Souza disse que é papel de todos os representantes eleitos contribuir com soluções concretas. Para ela, a responsabilidade sobre os problemas enfrentados pela cidade é compartilhada.
“A gente não tem emendas para a Zona Norte Natal, eu desafio Natália Bonavides e Mineiro mostrarem as emendas que eles têm para a Zona Norte. Todos somos responsáveis, porque todos nós fomos votados em Natal. A responsabilidade é solidária”, disse.


