Em Alagoas, 13 municípios estão em situação de emergência devido aos temporais: Feliz Deserto, São Miguel dos Campos, Traipu, Maceió, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Coité do Nóia, Coruripe, Roteiro, Rio Largo, Penedo, Santa Luzia do Norte e Marechal Deodoro.
De acordo com a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), as condições atmosféricas sobre áreas oceânicas próximas à costa Norte e Nordeste da região Nordeste do país favorecem a ocorrência de chuvas de intensidade moderada a forte.
O governo do estado alerta para a possibilidade de alto risco para alagamentos, principalmente, nas áreas com deficiência de drenagem urbana, cheias em pequenos riachos e elevação dos níveis das principais bacias hidrográficas do estado.
De acordo com o governo do estado, São Miguel dos Campos é município que tem o maior número de pessoas afetadas, com 3.829 desabrigados e desalojados, de acordo com o último boletim da Defesa Civil Estadual.
“As chuvas alagaram toda parte baixa do município, então ficaram mais de 2 mil casas danificadas. O estrago é muito grande. Temos muitas pessoas em abrigos, nas casas de parentes e muitas pessoas perderam seus pertences”, disse o prefeito Jorge Clemente, em comunicado.
O município de Feliz Deserto também foi impactado pelos alagamentos causados pelas chuvas. De acordo com o governo estadual, 123 pessoas estão desabrigadas e 265 desalojadas na cidade. Já em Coruripe, mais de 350 pessoas estão desabrigadas.
Em sobrevoo dos municípios atingidos neste sábado, o comandante do Corpo de Bombeiros coronel Wolbeck apontou para a diminuição do volume de água nos rios que transbordaram. No entanto, segundo ele, ainda há uma situação crítica de alagamento.