G1 – A cidade pernambucana com a maior incidência no estado de mortes por coronavírus, São Lourenço da Mata, não tem nenhum leito de unidade de terapia intensiva (UTI). O município de 113 mil habitantes a 20 quilômetros do Recife é o 12º mais populoso do estado e registrou até esta sexta-feira (17) 12 mortes — número inferior apenas às mortes ocorridas na capital de Pernambuco.
A incidência de mortes em São Lourenço da Mata é de 10,5 mortos pela doença para cada 100 mil habitantes. No Recife, onde havia 74 mortes por coronavírus confirmadas nesta sexta-feira, a incidência era de 4,4 mortos para cada 100 mil habitantes.
São Lourenço possui apenas leitos de estabilização com respirador, para que os pacientes sejam transferidos para um hospital com UTI.
A prefeitura informou que o Ministério da Saúde destinou R$ 802 mil à compra e à instalação de novos equipamentos para o Hospital Municipal Petronila Campos, que deve receber 40 leitos de retaguarda para as vítimas da doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus. No entanto, não há previsão de instalação de UTI.