O ato público pela reabertura do comércio na cidade de Campina Grande, ocorrido na segunda-feira (27), entrou nos trending topics – assuntos mais comentados – do Twitter, no Brasil. As imagens de funcionários ajoelhados na frente das lojas chocou os internautas, que repercutiram bastante as cenas.
Em nota, o Sindicato dos Comerciários de Campina Grande e Região, afirmou que muitos funcionários participantes do referido ato, denunciaram que “foram coagidos a participar do movimento por parte de alguns empresários chefes de algumas empresas, com a ameaça da possibilidade de afastamento dos seus postos de trabalho”.
“Sendo assim, repudiamos veementemente qualquer tentativa de coação aos trabalhadores e trabalhadoras, assim como qualquer pedido de retorno às atividades que desrespeitam as orientações dos organismos de Saúde e as medidas de prevenção e segurança no combate ao Covid-19 e que ponham em risco a saúde dos comerciários e de toda população campinense”, frisou o Sindicato dos Comerciários.
“O Sindicato reitera a defesa do posicionamento que vem sendo tomado, desde o início dessa crise, de diálogo e respeito às orientações dos órgãos de saúde competentes, sejam eles internacionais, nacionais, estaduais e municipais, as recomendações do
Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho, como também o respeito da suspensão das atividades realizadas via Decreto Estadual e acatado pela Gestão Municipal e o retorno gradual das atividades em momento oportuno de resolução dessa crise. O Sindicato ainda defende a manutenção dos postos de trabalho, a garantia de todos os direitos, a defesa da saúde e da vida dos trabalhadores (as) e seus familiares”, conclui a nota.
Wscom*