O Governo do Estado, através da Emater-RN, é parceiro em um projeto que tem o objetivo de neutralização dos gases do efeito estufa, por meio do plantio de mudas de árvores nativas. A ação de plantio foi iniciada hoje (14), no Centro Estadual de Educação Especial (Centro Administrativo do Estado), com a participação da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC). A solenidade marca o encerramento da semana pedagógica do Centro e o início do ano letivo do Estado, que será na próxima segunda-feira (17).
Na escola, foram plantadas 13 mudas de árvores nativas da Caatinga e da Mata Atlântica, com o apoio das crianças que estudam na unidade. “Essa é a primeira iniciativa de tantas outras que realizaremos. Nossas ações estão voltadas à produção de alimentos de forma sustentável, com base na agroecologia, para que possamos contribuir para a diminuição do aquecimento global. Essa ação do plantio de árvores, tem uma simbologia e a Emater-RN se sente honrada em ser parceira nesse projeto, especialmente junto à Secretaria Estadual de Educação”, comentou o diretor-geral Cesar Oliveira.
Serão plantadas 600 mudas de 25 espécies nativas da Caatinga e Mata Atlântica, em duas frentes de ação: nas Escolas Estaduais, em parceria com a SEEC. Metade será plantada em áreas de agricultores familiares integrantes de projetos de combate à desertificação no Seridó.
Ele ressaltou, ainda, que o Governo do Estado, através do Governo Cidadão, mantém uma ação de combate à desertificação no Seridó que inclui a recuperação de Áreas de Preservação Permanente e Áreas de Reserva Legal, onde são plantadas espécies nativas da região para a recuperação dessas áreas.
“Essa ação diz respeito não só a plantar uma árvore, mas à mudança de atitude permanente em relação ao meio ambiente e à natureza. Temos a obrigação de preservá-la, de nos reconhecermos como parte dela. Vivemos um momento simbólico e fundamental para pensarmos durante o nosso planejamento pedagógico, incluindo também o meio ambiente, a sustentabilidade, a formação integral desse sujeito”, considerou a secretária-adjunta de Educação do RN, Márcia Maria Gurgel Ribeiro.
PARCERIA – A ação é uma parceria do Governo do Estado com a Feira Funerária Brasil, no âmbito de seu projeto de neutralização de gases do efeito estufa. O objetivo é garantir que as mudas sejam parte de políticas públicas em planos de arborização, combate à desertificação e educação ambiental, principalmente na rede estadual de ensino. A ideia surgiu em 2018, a partir de um evento no ramo funerário ocorrido em Natal, que discutiu os efeitos ambientais dessa atividade.
Os demais parceiros pretendem plantar, no total, 1208 mudas pela capital e municípios do Rio Grande do Norte. A vegetação funciona como sequestradora de gás carbônico (CO2) já emitido da atmosfera na superfície terrestre, para reduzir, no futuro, o aquecimento global.
“O clima está mudando, ele tem um ciclo de vida e nós estamos ajudando a acelerar esse ciclo, aumentando e diferenciando as temperaturas em todo o mundo. O plantio de uma árvore é o melhor legado que podemos deixar na vida”, avaliou André Luís Macêdo, organizador do evento “Feira Funerária Brasil”.