Governo garante apoio à maior feira da fruticultura do Brasil

Realizada a cada dois anos, a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit) movimentou na última edição (2018) cerca de 80 milhões de dólares com a venda de melão e outras frutas, da safra de 2019. Considerando a sua relevância para a economia do Rio Grande do Norte, maior produtor e exportador de melão do Brasil, a governadora Fátima Bezerra reiterou apoio do governo ao evento, em reunião realizada nesta quinta-feira, na Governadoria, com o empresário Luiz Roberto Barcelos (Agrícola Famosa).

Ele é o presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex-RN), que junto à empresa Promoexpo e ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) realizam a feira. A Expofruit é o maior evento do setor no país e acontece há mais de 20 anos na cidade de Mossoró. Este ano, será realizada no período de 26 a 28 de agosto, na Estação das Artes Eliseu Ventania. O volume de vendas de frutas realizado no evento representa cerca de 50% de todas as vendas do período, sendo que a feira também movimentou cerca de 25 milhões de dólares com a comercialização de insumos, máquinas e serviços voltados ao setor.

“Trata-se de um evento consolidado, que é muito bem organizado. Faremos sim o possível para atender à solicitação de apoio e tornar o governo parceiro nesse projeto”, afirmou Fátima. O Governo do Estado tem sido um dos patrocinadores da Expofruit, com o apoio do Governo Cidadão, Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn) e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

Com o slogan “Vai ser docinho assim lá na China”, a edição 2020 tem como foco a preparação de estratégias de crescimento para o setor da fruticultura irrigada, em especial por conta da abertura do mercado chinês. Participarão grupos de compradores da China para reforçar as negociações, além de outros compradores, do mercado nacional e internacional. Acompanhado do empresário João Manoel, da Promoex, e do seu assessor Fred Escóssia, Luiz Barcelos (proprietário da Agrícola Famosa) explicou que a feira também abre espaço para agricultores familiares. “Estamos com excelentes expectativas para a edição deste ano”, reforçou.

Além da feira, foram tratados outros temas visando o fortalecimento da fruticultura irrigada no RN, tais como a restruturação do Idiarn, dirigido por Mário Manso, presente à reunião, e também sobre o Porto de Natal. Sobre este tema, o senador Jean Paul Prates se comprometeu a se reunir em Brasília com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura, para tratar sobre a liberação de emendas que possibilitarão a reforma e ampliação do porto.

Também estavam presentes o vice-governador Antenor Roberto e os secretários de estado Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico/Sedec) e Guilherme Saldanha (Agricultura, Pecuária e Pesca/Sape), que embarcou nesta noite para o Oriente Médio (Dubai, capital dos Emirados Árabes), a fim de participar de eventos de fruticultura, a convite da Confederação Nacional de Frutas e Federação Estadual de Frutas. Sem nenhum ônus para o estado, ele participará de eventos ligados ao setor para promover a nossa fruticultura.

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Notícias

Rolar para cima