Policiais civis participam de treinamento de busca e resgate com cães

Policiais civis do Rio Grande do Norte estão participando de um curso de busca e resgate com cães, promovido pelo Grupamento de Busca e Resgate de Pessoas (GBR), na cidade de Parnamirim, região metropolitana de Natal. O treinamento é formado por nove módulos, e a atual etapa está acontecendo nos dias 30 e 31 janeiro e 01 e 02 de fevereiro. Em outubro de 2019, já havia sido realizado pelo mesmo grupamento um seminário, na cidade de Natal. 

O Grupamento de Busca e Resgate de Pessoas (GBR) é formado por uma equipe de voluntários que promove os treinamentos usando a técnica “mantrailing”, buscando ajudar o próximo e os órgãos de segurança. O “mantrailing” consiste na utilização de cães para identificação odor específico visando a localização de pessoas desparecidas ou de suspeitos. Pode ser usada para indicar um local onde a pessoa esteve, como também eliminar o local. A técnica foi implantada há cerca de 15 anos no Brasil, inicialmente no estado de São Paulo, e já foi usada em diversos casos de repercussão. No Rio Grande do Norte, Jorge Silveira é o responsável por trazer o treinamento ao estado.  

Os policiais civis Braga Junior, Haislan Arruda e a Shyrley Carneiro estão participando do curso. “O nosso interesse no treinamento surgiu diante da possibilidade de ser criado na instituição o próprio canil, que auxiliará nas buscas de objetos ilícitos e de pessoas, bem como na identificação de autores de crimes como homicídios e latrocínios” ressaltou Braga Júnior. Também estão integrando o treinamento bombeiros militares do estado do Rio Grande do Norte e Paraíba, além de civis. Ao final do curso os participantes receberão certificados. 

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Sobre Notícias

Rolar para cima