Projeto de extensão da UFRN prepara estudantes de escolas públicas para o Enem

Um projeto de ensino e extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vem ajudando estudantes de escolas públicas a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

Desde sua criação em 2005, o programa tem contribuído de forma expressiva para o ingresso de estudantes na UFRN e em outras Instituições de Ensino Superior (IES), colaborando, assim, com a democratização do ensino e auxiliando no alcance das metas institucionais de inclusão.

O Programa Complementar de Estudos para Estudantes do Ensino Médio (PROCEEM) é um projeto de ensino e extensão, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Exetensão – PROEX/UFRN, juntamente com a Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD/UFRN.

O Proceem, com ajuda da Pró-reitoria de Graduação e de Extensão, empreendeu todos os esforços para promover, em 2019, a mobilização dos estudantes das escolas públicas para adesão ao programa e estimular os alunos de graduação da UFRN, em especial das licenciaturas, para atuarem como ministrantes das atividades de ensino.

Nos últimos três anos, mesmo com as dificuldades e cortes orçamentários que as IFs têm enfrentado, o programa tem contribuído com as oportunidades de acesso ao ensino superior com os seguintes índices de aprovações: Em 2017 e 2018 os índices de aprovação foram respectivamente 70% e 83% levando em consideração todas as chamadas do SISU, PROUNI E FIES de todas as IEs.

Já em 2019, o índice de aprovação considerando apenas a primeira chamada do SISU na UFRN supera os 35%.

Para o Pró-reitor de Extensão prof. Aldo Aloisio Dantas da Silva, programas como esse destacam o grande impacto social que a extensão da UFRN tem apresentado para sociedade, viabilizando relações transformadoras na vida das pessoas.

O programa muda vida de muitas pessoas, não só dos diversos alunos que ao longo desses anos tem passado, mas também dos próprios ministradores das aulas que após essa experiência se sentem mais capacitados em caminhar na carreira de docente, compartilhando com toda a equipe do PROCEEM seus novos êxitos. Exemplo de vários bolsistas que passaram em concursos para professor em diversas instituições, o que é motivo de orgulho para todos que fazem o programa.

Segundo a Coordenadora do Programa Professora Jucimar França Vilar Lima: “O Proceem tem demonstrado sua relevância no avanço das políticas públicas voltadas para a educação no estado. Democratizando o acesso ao ensino superior para os estudantes da rede pública e oportunizando aos estudantes da licenciatura da UFRN vivenciar a docência e demais funções administrativas, acadêmicas”.

Atualmente o PROCEEM encontra com processo seletivo aberto, tanto para estudantes da rede pública como para estudantes das licenciaturas da UFRN. Quem se interessar pode acessar página do programa no Facebook e conferir os editais.

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Notícias

Rolar para cima