A esporotricose é uma micose subcutânea causada pelo fungo Sporothrix, que afeta a pele e o sistema linfático de humanos e animais, especialmente gatos. Conhecida como “doença do jardineiro”, é transmitida por solo contaminado, espinhos ou arranhões/mordidas de gatos infectados, gerando feridas de difícil cicatrização.
Sintomas e Características:
- Em Humanos: Nódulos avermelhados ou feridas (cancro) que podem evoluir para úlceras, geralmente nas mãos ou braços, seguindo o caminho dos vasos linfáticos.
- Em Gatos: Feridas profundas no nariz e orelhas, perda de peso, apatia e secreção nasal. Os gatos são as principais fontes de transmissão urbana, mas não devem ser considerados vilões, pois são vítimas da doença.
- Formas Clínicas: Pode ser cutânea (pele), linfocutânea (linfa e pele) ou extracutânea/disseminada (pulmões, ossos, articulações), sendo esta última mais grave.
Prevenção e Tratamento:
- Prevenção: Usar luvas ao manusear terra, plantas ou gatos doentes. Manter gatos dentro de casa e castrados para evitar brigas.
- Tratamento: Utiliza-se antifúngicos prescritos por médicos (para humanos) ou veterinários (para animais).
- Ambiente: O local onde o animal infectado vive deve ser limpo com água sanitária.
Do Blog: No Rio Grande do Norte em 2025, ouve um aumento expressivo da doença, mais de 4 mil casos humanos e animais foram registrados e a infecção se espalhou por 29 municípios do estado.


