Patos termina janeiro com alta de 2.428% na média diária de casos de Covid-19

Um mês para todo e qualquer patoense esquecer. A influência direta da variante do novo coronavírus Ômicron tem causado uma explosão de casos, bem como batidas de recorde negativos na cidade de Patos. E o mês que terminou ontem (31) foi assim.

O número de casos em janeiro superou e muito dezembro com aumento exponencial de 2.428% na média diária que ficou em 117,06 casos/dia, enquanto que dezembro teve média de apenas 4,63, segundo aponta levantamento feito pelo Portal 40 Graus.

Esta foi até agora a maior média diária de um único mês, superando inclusive, a média de junho do ano passado quando ficou em 82,06 casos/dia quando foram registrados 2.462 casos em 30 dias.

Para se ter uma ideia, desde o início da pandemia em março de 2020 nunca tínhamos registrados tantos casos em um único mês, o que torna janeiro já com a maior média diária de casos.

Em números absolutos, Patos também teve um janeiro assombroso com o registro de 3.629 novas pessoas infectadas pelo novo coronavírus contra apenas 139 em dezembro. O aumento é de 2.510% no número de casos.

A curva ascendente de novos casos de Covid-19 continua de forma descontrolada na cidade de Patos-PB e deve entrar fevereiro com um número ainda maior, segundo previsões do secretário executivo de Saúde do Estado, Daniel Beltrammi.

“Tudo o que a gente já incorporou de modelos de projeção de tentar desenhar o cenário, especialmente com a metodologia da Universidade de Oxford, mostra para nós um pico de casos de Ômicron em 13 de março, um pico de vidas perdidas em 22 de março e um pico máximo de pessoas internadas no dia 21 de fevereiro. Isso mostra que nosso percurso para frente é de alguns dias de dificuldade. Mas a gente pode reverter essa tendência”, informou o secretário executivo de Saúde da Paraíba.

Vicente Conserva – Portal 40 Graus

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Paraíba

Rolar para cima