A Receita Federal apreendeu, na tarde desta terça-feira 6, 70 canetas do medicamento Mounjaro que estavam escondidas nas roupas de dois passageiros no Aeroporto Internacional de Natal. O casal, com faixa etária estimada em 30 anos, desembarcou em um voo vindo de Portugal e não apresentou qualquer prescrição médica para a substância, cuja comercialização no Brasil ainda não é permitida.
“O medicamento estava ocultado junto ao corpo dos viajantes, o que caracteriza tentativa de ocultação de mercadoria”, informou a Receita Federal.
O Mounjaro é um medicamento de uso controlado, indicado para o tratamento de diabetes tipo 2. Sua utilização requer receita médica obrigatória.
As mercadorias foram retidas para verificação da regularidade e encaminhadas para os procedimentos legais cabíveis.
A Receita Federal alertou que “a importação de medicamentos sem prescrição médica e sem a devida autorização da Anvisa configura infração sanitária e aduaneira, sujeita a penalidades administrativas e criminais”.