Segundo a Polícia Civil, trocar fotografias das partes íntimas pela internet pode ser muito perigoso; golpe já fez diversas vítimas.
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul divulgou, região berço do golpe, através da Delegacia de Camaquã, divulgou uma cartilha com orientações sobre o “GOLPE DOS NUDES”. O golpe já fez diversas vítimas na região de Camaquã e São Lourenço do Sul, e de lá espalhou-se pelo país.
A Polícia Civil esclarece que trocar (enviar ou receber) fotografias íntimas pela internet pode ser muito PERIGOSO. Atualmente, há inúmeros registros de ocorrências policiais dando conta que homens estão sendo vítimas de EXTORSÃO por parte de golpistas.
Entenda como funciona o golpe:
1. O perfil de uma mulher jovem (PERFIL FALSO) faz o convite de amizade na rede social Facebook.
2. Após o homem (vítima) aceitar o convite, ambos começam a trocar mensagens privadas.
3. Com o andamento da conversa, que ocorre tanto pelo Messenger como pelo aplicativo WhatsApp, ambos trocam fotografias íntimas, ou seja “os nudes”.
4. Pouco depois das fotografias enviadas, o PERFIL FALSO afirma que trata-se de uma adolescente, que tem cerca de 15 anos.
5. Nesse momento, a vítima recebe o contato de outro número, o qual se diz pai da adolescente e, geralmente, afirma ser um Policial Civil. Na conversa, o criminoso promete denunciar o homem (vítima) para as autoridades, a não ser que pague pelo silêncio.
6. A partir daí, começa a EXTORSÃO. A vítima que, muitas vezes, teme ser presa ou até mesmo a exposição, acaba fazendo os depósitos das quantias em dinheiro solicitadas.
Que saber como não cair nesse golpe?
• Evite adicionar e conversar com perfis desconhecidos;
• Evite conversar com prefixos telefônicos desconhecidos;
• Não troque fotografias, que possam ter conotação íntima, através do WhatsApp ou Messenger;
• Jamais faça depósitos, transferências ou pagamentos para desconhecidos;
• Se for vítima de algum golpe, procure a polícia e registre ocorrência. Camaquã, 25 de março de 2020.
Vívian Sander Duarte, Delegada de Polícia.”