As Forças de Segurança no Estado do Rio Grande do Norte – Polícia Federal (PF), Receita Federal (RFB), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Civil (PC/RN) – cumpriram três mandados de busca e apreensão na Operação Extremum Agmen, que investiga uma organização criminosa e a participação de ex-policiais do estado como integrantes.
Os mandados foram cumpridos em locais de interesse para a investigação da tentativa de homicídio que ocorreu em setembro de 2024, em Monte Alegre, na Região Metropolitana de Natal, contra policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) e servidores da Receita Federal.
Naquela ocasião, ex-policiais, que seriam membros da organização criminosa, escoltavam uma carga de cigarros contrabandeados e abriram fogo contra os agentes públicos na tentativa de assegurar o êxito da empreitada criminosa. Durante a troca de tiros, o ex-policial militar João Maria da Costa Peixoto, conhecido como “João Grandão”, foi baleado.
A investigação, nomeada “Operação Extremum Agmen”, já culminou com a prisão de dois importantes membros da organização criminosa, sendo João Grandão um deles. Revelou, ainda, elementos de prova de sucessivos crimes federais e estaduais praticados por estes e por demais membros. Os investigados já respondem por crimes dolosos contra a vida e contrabando.
TN*