Polícia Federal já apreendeu mais de 750 quilos de cocaína no Porto de Natal em 2021

Nesse último sábado (20), a Polícia Federal (PF) apreendeu 265 quilos de cocaína no Porto de Natal. A droga estava escondida numa carga de manga que seria exportada para Roterdã, na Holanda. O material, avaliado em R$ 58 milhões, foi encontrado através de trabalho conjunto entre a Receita e Polícia Federal, que fez uso de cães farejadores de drogas. Ninguém foi preso e o material foi recolhido ao depósito da Polícia Federal, que vai instaurar inquérito policial para investigar quem são os proprietários da droga.

Essa é a segunda apreensão de cocaína no Porto de Natal feita pela Polícia Federal este ano. A primeira ocorrência foi registrada em julho, quando a PF encontrou 500 quilos da droga escondidos numa carga de limão com destino também para Roterdã, na Holanda. O material foi avaliado em R$ 15 milhões.

Apesar de não estar entre os maiores do país, o Porto de Natal é apontado pela Polícia Federal como um dos principais pontos de partida de envio de drogas para a Europa, principalmente, para a Holanda e Bélgica, a partir de onde a droga é distribuída no continente.

Em outubro de 2020, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) anunciou a chegada de um scanner de contêiner para aumentar a segurança das exportações e evitar o tráfico internacional de drogas em suas cargas. O material foi alugado e pago por uma cota entre fruticultores, armadores e operadores portuários. O contrato ia até setembro de 2021. Já em julho deste ano, a direção da Codern anunciou a continuidade da operação e aquisição de novas máquinas.

Apreensões de cocaína no Porto de Natal

  • 2018:

NOVEMBRO:

1,5 toneladas de cocaína estavam em um galpão localizado em Parnamirim com destino ao Porto de Natal;

  • 2019:

FEVEREIRO: 3,2 toneladas de cocaína em carga de melão;

MAIO: 1,03 toneladas;

SETEMBRO: 70 quilos de cocaína;

DEZEMBRO: 1,2 toneladas em galpões de Parnamirim com destino ao Porto de Natal;

  • 2020:

AGOSTO: 704 quilos de cocaína são apreendidos em carga de manga no Porto de Natal;

OUTUBRO: 238,9 quilos seriam colocados em contêiner destinado à Europa;

  • 2021:

JULHO: 500 quilos escondidos em carga de limão com destino a Roterdã, na Holanda;

Apreensões da polícia holandesa:

  • Entre novembro de 2018 e fevereiro de 2019: a polícia holandês apreende 4,3 toneladas de cocaína vindos do Porto de Natal;
  • Entre fevereiro de 2019 e maio de 2020: 2,8 toneladas vindas do Porto de Natal;
  • Entre novembro e dezembro de 2019: a polícia holandês apreende 550 quilos de cocaína vindos do Porto de Natal;

Outras apreensões:

  • Junho de 2019: Barco que saiu do Porto de Natal foi apreendido com 1,1 tonelada de cocaína em Cabo Verde, na África. Na tripulação havia cinco potiguares.

Fonte: Agência Saiba Mais*

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Policial

Rolar para cima