O dado mais curioso da pesquisa Consult divulgada em Maxaranguape nesta terça-feira (29) não foi quem lidera, mas sim quem ficou de fora: o nome do ex-prefeito de Natal e pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias, simplesmente não foi incluído no levantamento. A omissão chamou atenção de analistas e bastidores políticos, que veem na exclusão um movimento estratégico de adversários para minar a competitividade de Álvaro na disputa.
Mesmo com a ausência do nome de Álvaro, a pesquisa mostrou Rogério Marinho (PL) na liderança com 37,5% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o atual prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (SD), com 16,75%, seguido de Cadú Xavier, com 5,75%. O levantamento foi realizado no dia 26 de julho com 400 eleitores do município. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%.
Ainda segundo a sondagem, 8,75% dos entrevistados afirmaram não votar em nenhum dos nomes apresentados e 31,25% não souberam ou preferiram não responder.
Para aliados de Álvaro, a exclusão do seu nome do cenário estimulado reforça a percepção de que há uma tentativa deliberada de inviabilizar seu crescimento nas pesquisas.
GRÁFICO PRARA O GOVERNO:
