Movimentações políticas durante festejos de São João

Em período eleitoral, os tradicionais festejos de São João no Estado são usados pelos pré-candidatos como pontapé inicial da corrida pela conquista dos votos, pois além de servir para reencontrar aliados políticos, prefeitos, vereadores, amigos e apoiadores se constitui em uma grande vitrine, já que as festas reúnem número expressivo de pessoas que podem se tornar potenciais eleitores. Neste ano, as festas foram retomadas depois dois anos de suspensão em razão da pandemia de Covid-19.

A governadora Fátima Bezerra (PT) que se recuperava da Covid-19, usou as redes sociais para reforçar a importância da imunização durante o São João. “Olá pess oal, graças à Deus e a vacina, a covid pegou leve, estou bem e aqui reforçando o chamamento para o Arraiá da Imunização. Pegue as crianças, procure um posto de saúde mais próximo a sua casa e tenham um final de semana com muita saúde, vacina, paz e alegria”, convocou.

O pré-candidato ao governo do Estado Fábio Dantas (Solidariedade) declarou, “eita, que a saudade que a gente estava de uma boa festa junina era grande demais! Que neste São João relembremos a importância da fé e celebrar nossa cultura, nossas raízes e tradições”. Ele posou para fotos prestigiando o São João em Extremoz. “Uma alegria rever esse povo tão caloroso e receptivo”, disse.

Em seguida, Dantas partiu para a cidade de São Jose de Mipibu, “minha segunda parada da noite de São João foi em São José de Mipibu, para prestigiar a 32° festa junina do município. Eu e minha esposa, a deputada Cristiane Dantas, fomos recebidos Prefeito Zé Figueiredo e o ex-prefeito Arlindo Dantas. Conosco estavam o pré-candidato ao senado, Rogerio Marinho e o pré-candidato a deputado federal Kelps Lima”.

Já em Assú, Fábio Dantas afirmou, “minha visita a Assú foi mais que especial. Participei, junto a centenas de fiéis da procissão de São João Batista, padroeiro da cidade. Fiquei emocionado com a atmosfera de fé”, ressaltou.
Após de declarado apoio a pré-candidatura de Carlos Eduardo Alves (PDT) ao Senado, a deputada federal Natália Bonavides (PT) aproveitou a festa para abraçar o deputado federal, Rafael Motta (PSB), na cidade de Assú.

No mesmo evento, Rafael Motta reencontrou e abraçou o deputado estadual George Soares (PV), que deverá atuar nos bastidores da política potiguar em favor da pré-candidatura de Motta ao Congresso Nacional. O prefeito de Assú, Gustavo Montenegro Soares (PL), aliado da governadora Fátima Bezerra (PT), não escondeu a satisfação em receber Rafael Motta na cidade.

Esse reencontro entre os parlamentares, reforça a informação que circula nos bastidores da política estadual de que as principais lideranças do PV definiram que, embora a legenda apoiará formalmente Carlos Eduardo Alves (PDT), seus membros ficarão livres para incentivar e contribuir com outras candidaturas já postas ao Senado Federal. E o deputado George Soares já manifestou a sua posição favorável a Motta.

O pré-candidato ao Senado Carlos Eduardo Alves comemorou a data e por meio de uma publicação em suas redes sociais escreveu, “chega, meu povo, que o forró já começou! Hoje é dia de tirar a camisa xadrez do armário e celebrar São João. A data é um dos momentos mais esperados pelos nordestinos e que reforça nossas raízes culturais. Quem aí vai degustar aquela boa comida de milho?”. Ele foi ao São João de Jardim de Angicos e ao lado do seu colega de chapa, o deputado federal Walter Alves (MDB) e posou para fotos com, “ex-prefeita da cidade, Suely Fonseca e o ex-prefeito de João Câmara, Maurício Caetano”, explicou.

Mesmo durante a festa de São João, Carlos Eduardo Alves seguiu com sua agenda política, “seguimos rodando o Rio Grande do Norte para conversar com as pessoas e as lideranças políticas. Como sempre falo, nada melhor do que ouvir quem conhece de perto o seu município e a sua região. Hoje foi em Espírito Santo e Santo Antônio. Agradeço a acolhida dos amigos Aldo PT, Gilberto e Antônio, lideranças de Espírito Santo, e ao amigo Dáriodo Sindicato, vice-prefeito de Santo Antônio. Diálogos sobre o futuro do Rio Grande do Norte e sobre esses municípios importantes para o nosso Estado”, frisou.

Já o pré-candidato Rogério Marinho (PL) esteve em José de Mipibu, “estive acompanhado do prefeito José Figueiredo, do ex-prefeito Arlindo Dantas, do pré-candidato a deputado federal, Kelps Lima e do casal: Fábio Dantas, pré-candidato ao Governo do Estado e Cristiane Dantas, deputada estadual, pré-candidata à reeleição”.

De acordo com Marinho, “subi a serra de Portalegre na noite deste sábado para prestigiar a festa de São João da cidade, a convite do prefeito José Augusto. Também estive acompanhado do deputado estadual Getúlio Rego, do ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego e da ex-prefeita de Riacho da Cruz, Bernadete Rego. Parabéns pela festa, Portalegre. Viva o São João!”, comemorou.

Agora RN*

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Politica

Rolar para cima