A Federação PSDB/Cidadania em Caicó, que apoia a reeleição do prefeito Judas Tadeu, não respeitou a cota de gênero no registro de candidaturas a vereadoras. Segundo informação obtida pelo blog, faltou uma candidatura feminina para suprir os 30% determinados pela legislação eleitoral.
Em intimação expedida pela 25ª Zona Eleitoral, a Federação PSDB/Cidadania foi intimida para, “no prazo de 3 (três) dias, suprir as irregularidades verificadas no demonstrativo de regularidade de atos partidários (DRAP)”, sob pena de indeferimento do pedido.
A suposta incorreção foi cometida justamente pelo PSDB, que registrou onze candidaturas, sendo oito homens (72.73%) e três mulheres (27.27%). Portanto, está demonstrada a inobservância do disposto no art. 17 da Resolução TSE n° 3.609/2019, que trata da divisão de candidaturas por gênero.


