Revitalização de praias da zona Leste inicia em 15 dias e custará R$ 39 milhões

A ordem de serviço para as obras de urbanização e revitalização da orla urbana de Natal foi assinada na manhã deste sábado (16), no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, pelo prefeito Álvaro Dias. O cronograma prevê que a intervenção deve começar em 15 dias e se estenderá por oito meses. O “Projeto de Urbanização das Praias Centrais” apresentado pelo Executivo inclui serviços a partir da avenida Nilo Peçanha, passando pela avenida Getúlio Vargas e terminando na avenida Café Filho, onde serão feitas a revitalização a requalificação da orla urbana da zona Leste. A obra está orçada em R$ 39 milhões, com recursos federais e municipais.

As obras acontecerão nos entornos das orlas das praias dos Artistas, do Meio e do Forte, com construção e reforma de diversos equipamentos e vias, como nova área de quiosques, largo do sol nascente, área de esportes, skate parque e quadra poliesportiva, além de requalificações nas avenidas Café Filho, 25 de Dezembro, rotatória do HUOL, Getúlio Vargas e adjacências. De acordo com a Prefeitura, a ideia é repaginar toda a orla das praias da capital, impulsionando o turismo e integrando com o novo Complexo da Redinha e Ponta Negra, que aguarda o início das obras de engorda.

“Podemos nos orgulhar disso”, disse o prefeito Álvaro Dias, durante a assinatura da ordem do serviço. “Temos uma cidade que é uma das mais bonitas do Brasil e do Mundo e para fazer justiça a essa beleza, é que nós estamos fazendo investimentos pesados na área do turismo para modernizar a nossa cidade, para o recuperar o tempo perdido imposto pelo antigo Plano Diretor, imposto pelas gestões anteriores que não quiseram ou não puderam, não sei o motivo, pelo qual deixaram de fazer os investimentos”, enfatizou Dias.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Natal, a nova orla urbana manterá o atual sentido em relação ao fluxo de veículos. Os atuais quiosques cederão lugar a novas estruturas padronizadas em uma área com condições de funcionamento, inclusive com novos banheiros. Guarda-sóis fixos padronizados também serão instalados ao longo da Café Filho, que ainda terá lixeiras subterrâneas, o que é considerada uma inovação em Natal. Faz parte da obra a construção de um skate parque para competições nacionais e internacionais, passarelas acessíveis, estacionamento para buggies, construção do Largo do Sol Nascente para eventos, campo de futebol, quadra de areia e uma quadra poliesportiva, além de um projeto paisagístico e nova iluminação pública.

A secretária de Planejamento, Joanna Guerra, diz que o objetivo é melhorar a infraestrutura turística da capital. “Natal já é uma cidade procurada pelos turistas do Mundo inteiro, mas a gente entendia que para potencializar a principal área econômica da cidade, que é o turismo, a gente precisava melhorar nossa infraestrutura. Iniciamos a captação de recursos de Redinha a Ponta Negra. As praças centrais, que são essas três, passarão por essa melhoria significativa. Até o final da gestão, nós teremos nossas praias renovadas”, comenta a titular da Sempla.
A nova orla de Natal terá também um Centro de Apoio ao Turista e uma base da Guarda Municipal. Nas imediações do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), será instalada uma rotatória para ordenar o tráfego, pensando no embarque e desembarque no hospital, além de um novo estacionamento.

Tribuna do Norte*

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Natal

Rolar para cima