No programa Meio-Dia RN de ontem (3), o prefeito eleito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, criticou o descaso da gestão do atual prefeito Eraldo, O Ingrato, derrotado por ele nas últimas eleições. Jaime apontou um cenário de caos administrativo e financeiro que vai enfrentar a partir de janeiro de 2025 quando assumir o cargo de prefeito e apresentou uma denúncia gravíssima de desperdício de medicamentos que não foram distribuídos à população e perderam a validade.
“Tem mais de uma carreta de medicamentos vencida, faltando nos postos, isso é um crime. Essa semana foi tirado do depósito um caminhão de medicamentos vencidos. Não tem uma unidade de saúde funcionando normalmente há mais de ano. É um desprezo total”, afirmou Jaime.
O Blog do BG apurou a denúncia e obteve a lista de estoque e fotos que confirmam o desperdício denunciado pelo prefeito eleito Jaime Calado. Na listagem constam 533.846 medicamentos estocados que perderam a validade sem ter sido entregues aos usuários da saúde básica de São Gonçalo do Amarante. Ao todo, 55 tipos de medicamentos diferentes que vão para o lixo. Descaso com os usuários e desperdício dos recursos públicos utilizados na aquisição dos produtos.
Nas fotos obtidas pelo blog é possível verificar a grande quantidade de medicamentos vencidos, ainda em caixas lacradas, inclusive itens de uso contínuo como Diazepam 10mg (ansiolítico utilizado nos distúrbios de ansiedade), Carbidopa + Levodopa 250mg + 25mg (indicado para o tratamento da doença de Parkinson), além de Prednisolona 3mg/ml (corticoide indicado para o tratamento de infecções, alergias), Enantato de Noretisterona + Valerato de Estradiol (injeção anticoncepcional mensal indicada para mulheres em idade reprodutiva que não desejam engravidar no momento), entre outros medicamentos.
O Blog do BG também teve acesso a uma outra lista de medicamentos em estoque que vão vencer neste mês de dezembro/2024. São mais 61.558 unidades prestes a perder a validade.