A governadora Fátima Bezerra esteve reunida, nesta segunda-feira (16), com o coordenador do Laboratório de Inovação de Tecnologias da Saúde da Universidade Federal do RN (LAIS-UFRN), Ricardo Valentim. Durante o encontro, realizado na secretaria de Turismo, Fátima confirmou apoio institucional para a realização da 29ª Conferência Mundial do Conselho Internacional de Educação Aberta e à Distância (International Council for Open and Distance Education – ICDE) que deverá ocorrer em outubro de 2021 no Rio Grande do Norte.
“O Governo do Estado apoia o turismo de eventos e negócios. Uma conferência internacional desse porte irá promover o Rio Grande do Norte em outros países. Eventos como esse fomentam o turismo da capital”, enfatizou a governadora Fátima Bezerra.
Também participaram do encontro os secretários de Estado, Aninha Costa (Turismo), Getúlio Marque (Educação), e o adjunto do Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, o pesquisador do Lais, Higor Morais, e o coordenador responsável pela conferência, o professor e pesquisador Carlos Alberto.
A candidatura de Natal como sede do evento foi apresentada pelo LAIS e aceita em maio de 2019, tendo sido a confirmação oficial em novembro. O ICDE é uma organização sem fins lucrativos, sediada em Olso, Noruega, que existe desde 1938 e, de acordo com os organizadores, a conferência deve receber de 1.500 a 2 mil pessoas. Será a segunda vez que ela será realizada no Brasil, a primeira foi no Rio de Janeiro em 2006.
A organização reúne mais de 200 instituições de pesquisa e ensino superior de 84 países, liderando as discussões nos campos da educação online, aberta e com utilização de tecnologia.
O LAIS-UFRN, referência no desenvolvimento de pesquisas em âmbito nacional e internacional, com trabalhos nas áreas de inteligência artificial, big data e impressão 3D, atua em cooperação com instituições de todo o mundo e já está em articulação com o Governo Federal, por meio dos ministérios da Saúde e das Relações Exteriores, para apoio ao evento.
Além do LAIS, também atuarão na coordenação do evento o Instituto Metrópole Digital (IMD) e as secretarias de Educação à Distância e de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFRN.
Para a secretária Aninha Costa, “o Centro de Convenções de Natal tem todo o interesse em receber um evento internacional dessa magnitude e oferecemos a melhor logística do país. Um fluxo tão grande de turistas internacionais irá movimentar a cadeia do turismo – hotéis, restaurantes e o turismo de evento da capital”.