Governadora do RN manda apurar caso de idoso que morreu depois de ter atendimento negado

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), ordenou que seja apurado com rigor o caso de um idoso que procurou o Hospital Walfredo Gurgel, que faz parte da rede estadual de saúde, mas teve o atendimento negado. O próprio homem fez um vídeo, que circula na internet, mostrando que estava na unidade por causa de uma forte dor no peito, mas que os profissionais se recusaram a atendê-lo.

O senhor, identificado como José William, morreu horas depois. Ele ainda conseguiu ser atendido no Hospital dos Pescadores, no bairro das Rocas, que faz parte da rede municipal de saúde, mas enfartou e acabou não resistindo.

“Tô aqui no Walfredo Gurgel com uma ruma de ambulância…e eu aqui, com uma dor nos peitos, enfartando. Nem táxi tem pra me prestar socorro. Já fui aqui na assistente social, falei com o pessoal, com o vigilante, falei com todo mundo e ninguém me atende. Mandaram eu procurar uma UPA [Unidade de Pronto-Atendimento]”, relata José William no vídeo feito por ele momentos antes de morrer.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu nota informando que abriu sindicância interna para apurar o ocorrido. A Sesap também disse que o caso do senhor se caracterizava como atendimento de média complexidade e que, por isso, foi encaminhado ao Hospital dos Pescadores que, junto com as UPA’s, Pontos de Atendimento e Prontos-Socorros dos municípios, são os locais destinados a esse tipo de caso. A rede estadual, segundo a Secretaria, seria responsável apenas no atendimento de casos de alta complexidade.

Agência Saiba Mais*

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Rio Grande do Norte

Rolar para cima