Da governadora Fátima Bezerra sobre a inclusão dos profissionais de segurança na primeira fase de prioridades para tomar vacina contra covid:
No Rio Grande do Norte, centenas de agentes das forças estaduais da segurança pública já testaram positivo para o coronavírus, e 15 perderam a vida para a covid.
Nesta terça-feira o Ministério da Saúde acatou a resolução proposta pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT), composta recentemente pelo órgão federal, em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, para gerir a crise sanitária causada pelo coronavírus.
Os governadores apresentaram o pleito ao novo ministro, Marcelo Queiroga, em reunião virtual na sexta-feira (26).
O pedido foi reforçado nesta terça pelo Consórcio Nordeste, em carta endereçada ao presidente da República Jair Bolsonaro.
Além dos 15 agentes de segurança na ativa que foram mortos, outros 30 aposentados ou da reserva também perderam a luta contra o coronavírus.
A decisão do Ministério será oficializada nesta quarta-feira (31) e incluirá também os profissionais de salvamento, que fazem o transporte de pacientes com Covid-19, dão suporte às ações de vacinação e atuam na vigilância e no monitoramento das medidas de distanciamento social.