Governadora vai levar proposta de criação do Pacto Social ao Consórcio NE

Pacto propõe a mobilização e articulação de recursos, esforços e experiências da região para potencializar ações integradas e intersetoriais para beneficiar a população em situação de vulnerabilidade social

A governadora Fátima Bezerra vai levar ao Fórum de Governadores do Nordeste a proposta de criação do “Pacto Social do Nordeste: Assistência Social e atuação integrada para a redução dos impactos da pandemia e da desproteção social”.

O “Pacto Social do Nordeste” foi apresentado hoje pela Câmara Temática de Assistência Social do Consórcio Nordeste à governadora, que é a líder dessa estrutura no colegiado dos governadores da região.

Elaborado por secretárias e secretários de assistência social dos nove estados do Nordeste com as equipes técnicas que integram o Comitê Técnico-Científico de Assistência Social do colegiado, o Pacto propõe a mobilização e articulação de recursos, esforços e experiências da região para potencializar ações integradas e intersetoriais, explicou a governadora Fátima Bezerra.

O Plano apresentado, composto por linhas gerais de intervenção e ações, Governança e Orçamento, está bem definido e fundamentado. “Ele traz a necessidade imperiosa de materializar o Pacto Social no Nordeste que neste momento é prioritário em razão dos impactos violentos que a pandemia trouxe e que afetou mais a população em situação de vulnerabilidade social”, assinalou a governadora.

A proposta foi apresentada em reunião remota da Câmara Temática, coordenada pela secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Iris Oliveira. De acordo com ela, as ações deverão possibilitar integração com outras políticas públicas e mobilização de diferentes sujeitos institucionais para enfrentar a desproteção social, no contexto de agravamento da desigualdade, durante e pós pandemia.

Participaram ainda a subsecretária do Consórcio Nordeste, Maria Fernando Coelho; a ex-ministra Márcia Lopes; secretário de Assistência Social do Estado da Bahia, Carlos Martins Marques de Santana; secretária de Assistência Social do Estado de Sergipe e suplente da coordenação da Câmara Temática, Lucivanda Nunes Rodrigues; secretária adjunta do Estado do Maranhão, Margarete Cutrim; secretário executivo da Assistência Social do Estado de Pernambuco, Joelson Rodrigues; secretário adjunto do Estado do Ceará, Francisco Ibiapina. Técnicos integrantes do comitê técnico-científico: Rosângela Sousa (PI), Shirley Samico (PE), Aline Rodrigues (AL), Aline Araújo (BA), Leisa Sousa (BA), Celia Sousa (CE). Assessoras integrantes do comitê técnico-científico: Jucimeri Silveira, Marcia Lopes e Maria Luiza Rizotti.

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Sobre Rio Grande do Norte

Rolar para cima