Governo apresenta plano para diminuir acidentes de trânsito no RN

Uma ação articulada entre órgãos do Governo do Estado será posta em campo a partir desta quarta-feira (31) com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito, em especial os que envolvem motocicletas, no Rio Grande do Norte a partir da realização de blitzen de educação e orientação, com foco maior na Região Metropolitana de Natal.

A medida emergencial se dá pelo crescimento de 35% no número de atendimentos a esses casos no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) em 90 dias, sendo a maioria de pacientes envolvidos em acidentes ocorridos na capital e nos municípios vizinhos. Hoje a segunda maior causa de internação no Walfredo Gurgel é acidente de motocicleta. “Não tem como ampliar as ações de saúde, cirurgias se não houver uma rede de prevenção. Estamos buscando alternativas para que o Walfredo possa cumprir seu papel de assistência de urgência e emergência”, disse Cipriano Maia, secretário de Estado da Saúde Pública.

O trabalho da Sesap fez com que a capacidade para realização de cirurgias na unidade dobrasse, chegando a quase um procedimento ortopédico por hora, além da abertura dos leitos de retaguarda nos hospitais Geral João Machado, com 20 novos leitos clínicos, e Regional Deoclécio Marques de Lucena, com seis novos leitos de UTI exclusivos para o atendimento de trauma. “Nossa tentativa aqui é reduzir o número de acidentes de motos que impactam nas internações, deixando o hospital sobrecarregado. Precisamos da sociedade como um todo para reduzir esse número”, relatou Elida Bezerra, diretora do HMWG. 

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Rio Grande do Norte

Rolar para cima