Governo do Estado entrega 50 toneladas de sementes crioulas

O Governo do Estado entregou esta manhã 50 toneladas de sementes crioulas, que beneficiarão 3 mil famílias de agricultores do Rio Grande do Norte de 36 municípios, resultado de uma parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

A solenidade aconteceu no auditório da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), em Mossoró, com a presença da governadora Fátima Bezerra, do secretário de desenvolvimento rural e da agricultura familiar (Sedraf), Alexandre Lima, e do diretor-geral da Emater-RN, Cesar Oliveira. 
As sementes são de feijão (cinco variedades), milho (três variedades), sorgo forrageiro, arroz vermelho e castanha de caju comum, que estão sendo produzidas por agricultores e agricultoras familiares, ao todo 39 guardiões – entre 12 mulheres e 27 homens – e pertencentes aos Territórios do Alto Oeste, Sertão Cental e Assu/Mossoró. As famílias beneficiadas foram cadastradas pelos técnicos da Emater-RN nas regiões do estado.

Trata-se de uma importante ação, que garantirá às famílias rurais meios para o cultivo de alimentos saudáveis para a população e a reposição dos estoques das casas de sementes do estado. 

As sementes da tradição ou sementes crioulas são herdadas dos antepassados, guardadas e cuidadas na atualidade por famílias rurais para que as gerações futuras tenham acesso, as conheçam e as utilizem, dando continuidade a esse importante bem que traz consigo histórias, afetividade e conhecimentos. Por serem mais adaptáveis às condições de clima e solo, são mais resistentes a insetos e a doenças, evitando assim o uso de insumos químicos.

Gostou? Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Sobre Rio Grande do Norte

Rolar para cima