Após o Blog do Barreto revelar que a reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) Ludmilla Oliveira fez duas viagens internacionais (em setembro de 2022 para o Paraguai e janeiro de 2023 para Israel) sem a devida autorização dos conselhos da instituição ela afora tenta “consertar” a situação.
Sabendo que tem minoria no Conselho Universitário (Consuni), a reitora decidiu convocar o Conselho de Administração (Consad), onde tem maioria.
A convocação dos conselheiros é para votar retroativamente as autorizações para as duas viagens internacionais.
O artigo 55 da Portaria 204/2020, que transfere para os conselhos a decisão sobre viagens de reitores não é específico sobre qual conselho deve autorizar ou não.
Art. 55. Fica subdelegada competência aos conselhos superiores das universidades federais ou equivalente das instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para autorizar o afastamento do País de seus respectivos dirigentes máximos.
“’Conselhos Superiores’ é bem amplo, né? Vai ter briga de interpretações sobre quem é o órgão competente”, afirmou fonte da Ufersa ouvida pelo Blog do Barreto.
A reunião será hoje, às 14h.
Bruno Barreto*