A cadeia produtiva da pecuária potiguar tem muito a comemorar! Na próxima segunda-feira (9), o Rio Grande do Norte vai receber o Certificado de equivalência dos Serviços de Inspeção, do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), durante a realização de seminário sobre o tema, em Fortaleza/CE, que contará com a participação da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.
O selo coloca o RN em condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura, preservando a segurança alimentar do consumidor. A conquista é resultado de uma luta de mais de 20 anos, que envolve o Programa de Fortalecimento de Inspeção Animal no RN, com a participação do Governo do RN, por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), e do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), junto a Superintendência Federal de Agricultura no RN (SFA/RN), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“Imagine que a partir de agora os queijos e doce de leite do Seridó; as carnes de bode de Angicos, Mossoró e Lajes; e ainda peixes como tilápia e panga, além do camarão, produzidos pelos pequenos produtores locais, poderão ser comercializados por todo o país. Isso é fantástico, pois irá impulsionar toda cadeia produtiva da pecuária, com a segurança alimentar garantida ao consumidor, bem como a segurança jurídica ao produtor”, ressaltou o secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca do RN, Guilherme Saldanha.
Para Saldanha é momento de agradecer a todos os envolvidos nesse grande feito. “Momento de agradecer a todos os fiscais da AFA, Idiarn, Sape, da parceria com a UFRN, LaboLeite, Ufersa, que viabilizaram os laboratórios de análise de alimentos. E um agradecimento especial ao Mapa, nas pessoas da Ministra Tereza Cristina, na SDA do Secretário José Guilherme, e na SFA/RN do presidente Roberto Papa. Viva o SISBI, o RN e a agropecuária Potiguar”, finaliza o titular da Sape.