RN terá base de dados sobre impacto das eólicas no PIB das cidades

O Rio Grande do Norte ganhará em breve uma base de dados sobre os impactos da produção eólica no Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios que contam com a geração deste tipo de energia. As informações serão agregadas à ferramenta “Indicadores de Inteligência Estratégica – Energia Renovável e Recursos Naturais”, do Centro de Estratégia em Recursos Naturais e Energia (Cerne), lançada nesta terça-feira (16), em Natal. A ferramenta já está disponível e traz dados sobre projetos de energia eólica e solar (onshore e offshore,) geração distribuída, bem como de produção de petróleo e gás.

Os indicadores dos impactos econômicos a partir da geração da energia que vem dos ventos estão sendo elaborados por uma equipe de especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e deverão ser finalizados no próximo mês. Ainda não há previsão de quando as informações estarão no ar, mas elas irão ajudar a ampliar a ferramenta recém-lançada. Darlan Santos, diretor-presidente do Cerne, diz que a ideia é expandir o levantamento para demais unidades federativas. “É um trabalho pioneiro, que está em fase de publicação e vai apresentar, por município, os benefícios econômicos dos projetos eólicos”, frisa Santos.

“Nós estamos levando esse projeto para obtenção de novos recursos a fim de ampliar os trabalhos [dos dados sobre os impactos no PIB] para outros estados da região Nordeste”, completa Darlan Santos. Por enquanto, o banco de dados do Cerne apresenta para todo o Brasil o número de empreendimentos ligados às energias renováveis, assim como dados sobre potência fiscalizada (a partir da operação comercial) e potência outorgada (autorizada a operar) nos municípios brasileiros.

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Rio Grande do Norte

Rolar para cima