A subcoordenadoria de Ações de Saúde (Suas) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está realizando, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), os Seminários Regionais sobre o Novo Modelo de Financiamento da Atenção Primária à Saúde-APS/PREVINE SUS.
O objetivo é apresentar aos municípios de cada Região de Saúde uma contextualização sobre o novo modelo de financiamento da Atenção Primária a Saúde-APS, com destaque para a capitação ponderada/cadastro de usuários e critérios para o alcance dos indicadores que garantirão o repasse de recursos, considerando o desempenho das equipes nos processos de cuidado à saúde da população.
Os Seminários seguirão um cronograma organizado de acordo com as Regiões. O primeiro encontro aconteceu nesta segunda-feira, 2, na UniRN, em Natal, com gestores e técnicos da 7ª Região de Saúde. O público-alvo são Secretários Municipais de Saúde, coordenadores da APS e coordenadores da vigilância em saúde, além de representantes do Conselho Estadual de Saúde-CES, Coordenadores Regionais de Plenária do CES, representações regionais do COSEMS, equipes da SESAP/URSAP.
Previne Brasil
Lançado pelo Governo Federal, o programa muda a forma como os municípios recebem recursos para cuidados básicos em saúde. As transferências acontecem considerando critérios relacionados ao número de pessoas acompanhadas nos serviços de saúde, a melhora das condições de saúde da população e a adesão a programas estratégicos, como Saúde Bucal e Saúde na Hora.
Cronograma dos Seminários:
02/03/2020 – 7ª Região (Natal)
03/03/2020 – 1ª Região (São José de Mipibu)
04/03/2020 – 3ª Região (João Câmara)
05/03/2020 – 5ª Região (Santa Cruz)
10/03/2020 – 2ª e 8ª Regiões (Mossoró)
11/03/2020 – 6ª Região (Pau dos Ferros)
12/03/2020 – 4ª Região (Caicó)