Com o objetivo de discutir o modelo de atenção ambulatorial especializada, a carteira de serviços e o dimensionamento de recursos humanos para a implementação futura de policlínicas estaduais na região do Seridó, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está realizando a primeira Oficina de Elaboração do Plano Assistencial de Policlínicas Regionais.
O encontro, que acontece nesta terça-feira (28) e amanhã (29), conta com a participação de gestores e profissionais da saúde dos municípios de Caicó e Currais Novos – locais onde já foram definidas as instalações desses equipamentos -, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de coordenadores e técnicos da Sesap.
“A reunião vem dar andamento no componente da atenção especializada dentro do projeto de Planificação que estamos desenvolvendo desde o ano passado e, além disso, fazer o exercício de organização da Atenção Ambulatorial Especializada a partir do modelo de policlínicas”, explicou a subsecretária de Planejamento e Gestão da pasta, Márcia Lucas.
Ela ainda reforçou o papel desses espaços no que tange o Consórcio Interfederativo Regional. “Elas serão gerenciadas, farão parte dos serviços consociados. O que estamos fazendo nesse momento é preparar o terreno para a chegada dos consórcios para que quando forem aprovados já tenhamos serviços estruturados a serem inseridos nesse modelo de gestão”.
Antes dos debates, a oficina contou com um relato sobre o funcionamento da policlínica de Limoeiro do Norte, no Ceará, realizada pelo diretor da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, George Azevedo; com a apresentação do diagnóstico da situação da Atenção Ambulatorial Especializada na região e da estrutura e funcionamento da policlínica municipal de Currais Novos.