Mais uma etapa do processo de qualificação da gestão dos hospitais estaduais foi realizada nesta terça-feira (4), no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (CEFOPE), no bairro do Tirol, em Natal.
A Oficina de treinamento da Comissão de Avaliação e Acompanhamento dos Contratos de Gestão das unidades de saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está qualificando os profissionais que irão fazer o monitoramento quadrimestral das metas estabelecidas para os hospitais por meio da assinatura de contratos internos de gestão. A expectativa é iniciar a assinatura dos contratos ainda neste mês de fevereiro.
O documento vai garantir a uniformidade dos processos de trabalho e eficiência no serviço. Entre as metas estabelecidas para as unidades estão: implantação de colegiado gestor; Acolhimento com classificação de risco; Núcleo Interno de Regulação, Ouvidoria; Plano e Núcleo de Educação Permanente; Programação Orçamentária e Financeira; implantação de medidas de qualificação do cuidado e da Segurança do Paciente, entre outras.
A Sesap espera que cada hospital alcance, no mínimo, 16 pontos em cada quadrimestre avaliado por meio da planilha de acompanhamento das ações pactuadas. Onde a cor verde corresponde a 100 % das metas cumpridas e 2 pontos na planilha, o amarelo significa 50% de cumprimento e 1 ponto na planilha e vermelho indica o não cumprimento das metas. Para cada resultado vermelho, ou amarelo, deverá ser elaborado um plano de ação, definindo responsáveis e prazos para solução.