Após um aumento considerável de casos entre o final de novembro e o início de dezembro, os boletins divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) sobre a covid-19 no Rio Grande do Norte mostram agora um aumento no número de mortes. Nada que se aproxime dos períodos de pico da doença, contudo, já chamam a atenção pelo fato de que há alguns meses a doença vivia uma letalidade considerada bem baixa. 

Para se ter uma ideia, entre a semana do dia 10 até ontem, sexta, dia 16, que antecede a “semana natalina”, foram registrados 14 óbitos provocados pela covid-19. Com isso, com meio mês, dezembro já superou o número de mortes de novembro (18) e tem quase o triplo de óbitos de outubro (6). 

REALIDADE NACIONAL
Infelizmente, o Rio Grande do Norte não é exceção. Especialistas apontam que o Brasil termina 2022 com uma terceira onda de casos de Covid-19, em reportagem publicada hoje (17), pelo R7. O tamanho dela, porém, ainda é difícil definir, uma vez que o número de testes positivos e internações vem crescendo a uma semana do Natal.

As viagens de férias, reuniões de amigos e familiares podem ter um impacto na disseminação do vírus, assim como já se observou no fim de 2021 e começo deste ano.

Dados do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) mostram que a média móvel diária de novos casos nesta semana (cerca de 36 mil) está no patamar mais elevado desde o fim de julho – quando o país passava por um declínio do número de infecções da segunda onda.

Especialistas ressaltam que o número de novos casos certamente está subnotificado, já que muita gente não faz mais exames, e a popularização dos testes caseiros faz com que resultados positivos não sejam notificados aos governos.

Ainda assim, outro indicador é mais fiel para mostrar o avanço da Covid-19 no Brasil neste momento: as internações por Srag (síndrome respiratória aguda grave).

O boletim InfoGripe, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), mais recente alerta para o aumento de internações por complicações respiratórias em todo o país, principalmente entre adultos, sendo a principal causa (76,7% dos casos) a Covid-19.

Para o pesquisador da Fiocruz Leonardo Bastos, os indicadores de internações mostram “a ponta do iceberg, que são os casos graves”.

MORTES DA COVID NA ÚLTIMA SEMANA: 

SÁBADO, 10
00 Óbito confirmado ocorrido nas últimas 24 horas: 

DOMINGO, 11
03 Óbitos confirmados ocorrido nas últimas 24 horas: 02 (DOIS) CAICÓ; 1 (UM) CARNAÚBA DOS DANTAS.

SEGUNDA, 12
00 Óbitos confirmados ocorrido nas últimas 24 horas:

TERÇA, 13
04 Óbitos confirmados ocorrido nas últimas 24 horas: 01 (UM)NATAL; 01 (UM)APODI; 01 (UM)MOSSORÓ; 01 (UM)CEARÁ MIRIM.

QUARTA, 14
01 Óbito confirmado ocorrido nas últimas 24 horas: 01 (UM) EXTREMOZ.

QUINTA, 15
03 Óbitos confirmados ocorrido nas últimas 24 horas: 01 (UM) PAU DOS FERROS; 01 (UM) NATAL; 01 (UM) PARNAMIRIM.

SEXTA, 16
01 Óbito confirmado ocorrido nas últimas 24 horas: 01 (UM) MOSSORÓ.

Gostou? Compartilhe...

Mais Sobre Rio Grande do Norte

Rolar para cima