A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) cancelou a liberação do spray nasal contra a Covid no Brasil nesta quarta-feira (19).
A agência reguladora havia deferido o pedido da Belcher Farmacêutica autorizando a importação e distribuição do Taffix em 30 de dezembro. O spray é fabricado pela biofarmacêutica israelense Nasus Pharma.
A descrição do produto diz que ele pode ser utilizado para bloquear diversos vírus respiratórios, incluindo o coronavírus, dentro da cavidade nasal.
A agência reguladora, porém, constatou que não foram apresentados estudos clínicos que comprovem essa afirmação, o que torna necessário o cancelamento imediato da liberação. A decisão será publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (19).
Segundo a Anvisa, a via de autorização do produto pedida dispensa análise técnica prévia para a regularização do produto. Após a liberação, uma auditoria comprovou que o produto não correspondia à descrição devido à falta de estudos de eficácia.
A agência reguladora esclareceu que as empresas responsáveis que desejarem regularizar sprays antivirais devem comprovar todas as indicações de uso propostas por meio de estudos clínicos.
Veja a matéria completa.
Folha de S. Paulo